Super Show Barra World – Trio Rasteirinho

Em setembro está de volta o Super Show Barra World com o Trio Rasteirinho apresentando João Fernando, Daniel Montes e Gabriel Azevedo do Casuarina. A apresentação é gratuita e acontece no dia 09 de setembro (sábado), às 20h30, na Praça da França.

Sobre o Trio Rasteirinho:

A música popular brasileira nos seus mais variados gêneros é muito rica e diversificada. Ela representa a grandeza do Brasil e as diferentes manifestações que fazem parte da nossa cultura musical. Entre elas, o Choro (ou Chorinho) possui uma importância considerável por ter sido a principal escola de grandes musicistas e compositores brasileiros, desde o início do século XX. Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, são alguns dos nomes que fizeram a história do Choro, compondo temas que até hoje fazem parte do patrimônio musical brasileiro.

Resgatar esse repertório é o objetivo principal do Trio Rasteirinho. Formado por Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro) e João Fernando (bandolim), o Trio traz um repertório repleto de clássicos do Choro. Os três instrumentistas são também fundadores e integrantes do consagrado grupo de samba Casuarina, onde tocam juntos há 16 anos. Essa sintonia entre os integrantes e a paixão pelo Chorinho, foi o que os motivou a formar o Trio Rasteirinho, e resulta num trabalho delicado e importante de valorização e pesquisa do repertório musical brasileiro.

A formação do Trio Rasteirinho (violão de 7 cordas, bandolim e pandeiro) valoriza a instrumentação tradicional dos conjuntos de Choro, e o repertório passeia por composições dos principais nomes desse estilo musical. Tem um pouco de Pixinguinha (Lamentos, Carinhoso), Waldir Azevedo (Carioquinha, Delicado), Jacob do Bandolim (Noites Cariocas, Santa Morena) entre outros clássicos. O Trio Rasteirinho apresenta também algumas composições próprias, como “Empoeirado” e o Choro “Rasteirinho”, que dá nome ao conjunto.

A apresentação do Trio Rasteirinho é uma viagem aos primeiros tempos da música popular brasileira, um mergulho na música instrumental mais brasileira que existe: o Choro.